A tempestade de oito de Janeiro de 1888

A enchente que varreu o Rio do Salto

Conhece a Ibithistória da tempestade que caiu na serra de Ibitipoca no dia 8 de janeiro de 1888? ⏳?

Segue o texto na íntegra, com o português da época, que saiu no jornal COMMERCIO DE PORTUGAL na data de 02/02/1888.

“Dizem de Barbacena terem ali chegado notícias de uma terrível inundaçâo, que se deu na noite de 8 corrente na serra de Ibitipoca, aquella comarca. Depois de forte trovoada, cahiu uma manga d´água que produziu ali enorme enchente nos ribeirões do Salto e Vermelho, que teem seus affluentes na mesma serra; as aguas foram elevadas de 30 a 40 metros acima do nivel natural, no ribeirão do Salto, produzindo horriveis estragos por inundaçâo.

Os moradores marginaes agglomeraram-se em pontos mais elevados da collina. As cosas eram varridas pelas aguas, que carregavam moveis, criação, etc. Da serra cahiram enormes moles de pedras e arvores de grossos troncos, entre as quaes perobas de mais de 80 palmos.

Toda essa avalanche de destroços percorreu uma distancia de mais de 9 kilometros. Calcula-se que dará para duzentos carros de madeira que se acha reunida em um só ponto da fazenda da Ponte Alta. Em uma área de 120 hectares da serra as plantações ficaram completamente inutilisadas. Nas margens do Salto a areia forma aterros de 12 palmos de altura.

Ficou quasi inutilisada a estrada de Conceição de Ibitipoca a Lima Duarte, por sulcos das aguas e barrancos de areia. O terreno ficou grandemente transformado n’uma distancia de 18 kilometros. Felizmente não houve mortes. A chuva durou 6 horas.”