IBITI DICAS
Dicas, histórias e frequentes questões sobre Ibitipoca.
Dicas, histórias e frequentes questões sobre Ibitipoca.
Sua cidade até Conceição do Ibitipoca.
PASSO 01 – Até Juiz de Fora
PASSO 02 – Até Lima Duarte
PASSO 03 – Até Conceição do Ibitipoca
A VOLTA
VALOR DA PASSAGEM*
*correspondente a Julho de 2021 (certifique se não houve aumento do valor nos contatos das empresas)
TELEFONES:
Sugestão de quatro campings para você montar a sua querida barraquinha e contar as estrelas do ibiticéu.
Camping dentro do Parque Estadual do Ibitipoca. O número de barracas é limitado. O camping tem horário de entrada.
Localizado no centro da Vila de Conceição do Ibitipoca, 3Km antes da portaria do Parque Estadual do Ibitipoca.
instagram: (@pousadacampingibitilua)
Localizado 450m após a Vila de Conceição do Ibitipoca e 2,5Km antes da portaria do Parque Estadual do Ibitipoca.
Localizado dentro de uma Reserva próxima ao Parque. Dista 2Km da Vila de Conceição do ibitipoca e 1Km da portaria do Parque Estadual do Ibitipoca.
instagram: (@reservacantodavida_ibitipoca)
D. Pedro II duvidou que de Ibitipoca se avistava Petrópolis
Há 140 anos, D.Pedro II saía do Rio de Janeiro de trem com destino a Barbacena. Durante 36 dias excursionou nas montanhas de Minas. O Imperador do Brasil passou pelas regiões da Zona da Mata, Zona das Vertentes e Quadrilátero Ferrífero. Os “serros de Ibitipoca” foram citados em seu diário no dia 27 de Março de 1881. Segue o relato do “Diario da Viagem do Imperador a Minas”: ⏳?
Sugestão – Três dias de roteiro na Serra de Ibitipoca (sexta até domingo)
13h – Saída para a Vila dos Moreiras com passeio de Jipe para conhecer a Serra da Água Santa (área particular).
Grutas, riachos e o visual do mar de montanhas. Belo entardecer com visual para os paredões do Parque. Almoço especial, comida mineira na casa da Dona Lúcia.
(Ibiti Açu Ecoturismo e Sauá Turismo operam no roteiro com veículo Land-Rover, consulte valores)
20h – Comer uma deliciosa Pizza na Pizzaria Serra Nostra, no trevo central de Conceição do Ibitipoca.
08h – Saída para a trilha Janela do Céu.
Gruta da Cruz, Cruzeiro, Lombada, Gruta dos Fugitivos, Gruta dos Três Arcos, Gruta dos Moreiras, Cachoeirinha, Rio Vermelho e a Janela do Céu fazem parte do roteiro.
20h – Que tal reservar uma mesa no Oliva Bistrô e ter o prato preparado pela Chef Ana Paula Esteves acompanhado de um bom vinho ?
08h30 – Saída para a trilha das Águas.
Lago do Espelhos, Prainha das Elfas, Lago das Miragens, Gruta do Gnomo, Paredão do Santo Antônio, Ponte de Pedra, Cachoeira dos Macacos e Gruta dos Coelhos fazem parte do roteiro.
15h – Um almoço gostoso na Vila
16h – Sugestões de ibitilembranças para comprar na Vila: a geléia da “Nova Delicatessen” + artesanatos na Lojinha da “Vila Ibitipoca”.
Entre em contato com as agências de receptivo para fazer o roteiro e solicitar orçamento.
IbitiAçu Ecoturismo – www.ibitiacuecoturismo.com – (32) 9 8517 1001
Sauá Turismo – www.sauaturismo.com – (32) 9 8404 3905
O que fazer em Ibitipoca?
Para conhecer todos os pontos de visitação do Parque Estadual do Ibitipoca são necessários três dias. Os passeios se dividem em três vertentes: “Roteiro das Águas”, “Roteiro do Pico do Pião” e “Roteiro da Janela do Céu”
Na Vila dos Moreiras, distante 12Km da Vila de Conceição do Ibitipoca, os visitantes podem conhecer pagando uma taxa os roteiros da Serra da Água Santa e a Cachoeira Janela do Céu (parte baixa) que ficam em propriedades particulares. . Passeios de caiaque no Rio Grande, próximo a Vila do Souza do Rio Grande, para contemplar a mata ciliar e a fauna. Trilhas guiadas de bike e 4×4 para quem curte uma aventura.
O famoso “pão de canela” pode ser encontrado nas padarias e bistrôs da Vila. Não faltam opções de bares e restaurantes, com diversificadas cozinhas, nos finais de semana e feriados. Durante a semana é bom conferir o horário de funcionamento dos estabelecimentos.
Um rolê pelas ruas de pedrinhas da Vila com parada obrigatória na frente da histórica Igreja Matriz é o cenário perfeito para quem gosta de jogar prosa fora.
Um show particular do céu de Ibitipoca pode ser visto do alto da “Serrinha”, distante 3Km do centro da Vila, para quem curte um pôr-do-sol + um passeio de bike é a soma perfeita.
Antes de dormir, com a contribuição das amigas nuvens, nada melhor do que apreciar o ibiticéu e contar as estrelinhas.
Qual a melhor estação do ano para conhecer Ibitipoca?
Consulte a previsão do tempo antes do seu passeio, evite a parte alta do Parque no período das chuvas e certifique as condições das estradas.
VERÃO
É o período mais chuvoso, as cachoeiras ficam mais volumosas e a temperatura ideal para curtir a água gelada da serra.
OUTONO
Quem conhece o ibiticéu de outono não esquece mais a serra, sintonia perfeita com o mar de montanhas.
INVERNO
O frio é companheiro de Ibitipoca nas quatro estações mas quem já curtiu uma noite de inverno na Vila de Conceição do Ibitipoca sabe que é especial.
PRIMAVERA
Contemplar a fauna nos campos de altitude torna a sua trilha inesquecível.
A melhor época? Você escolhe.
A enchente que varreu o Rio do Salto
Conhece a Ibithistória da tempestade que caiu na serra de Ibitipoca no dia 8 de janeiro de 1888? ⏳?
⠀
Segue o texto na íntegra, com o português da época, que saiu no jornal COMMERCIO DE PORTUGAL na data de 02/02/1888.
⠀
“Dizem de Barbacena terem ali chegado notícias de uma terrível inundaçâo, que se deu na noite de 8 corrente na serra de Ibitipoca, aquella comarca. Depois de forte trovoada, cahiu uma manga d´água que produziu ali enorme enchente nos ribeirões do Salto e Vermelho, que teem seus affluentes na mesma serra; as aguas foram elevadas de 30 a 40 metros acima do nivel natural, no ribeirão do Salto, produzindo horriveis estragos por inundaçâo.
⠀
Os moradores marginaes agglomeraram-se em pontos mais elevados da collina. As cosas eram varridas pelas aguas, que carregavam moveis, criação, etc. Da serra cahiram enormes moles de pedras e arvores de grossos troncos, entre as quaes perobas de mais de 80 palmos.
⠀
Toda essa avalanche de destroços percorreu uma distancia de mais de 9 kilometros. Calcula-se que dará para duzentos carros de madeira que se acha reunida em um só ponto da fazenda da Ponte Alta. Em uma área de 120 hectares da serra as plantações ficaram completamente inutilisadas. Nas margens do Salto a areia forma aterros de 12 palmos de altura.
⠀
Ficou quasi inutilisada a estrada de Conceição de Ibitipoca a Lima Duarte, por sulcos das aguas e barrancos de areia. O terreno ficou grandemente transformado n’uma distancia de 18 kilometros. Felizmente não houve mortes. A chuva durou 6 horas.”
⠀
Escolhemos cinco visuais que você não pode deixar de conhecer no Parque Estadual do Ibitipoca. Prepare a câmera fotográfica e vamos caminhar pelas trilhas da reserva. Contemplar, contemplar e contemplar…não existe outra coisa a fazer diante de tanta beleza.
Escolhemos cinco locais que você não pode deixar de conhecer fora dos limites do Parque Estadual do Ibitipoca. Passeios de Jipe, cavalgadas, trekking e caminhadas próximos a Vila de Conceição do Ibitipoca. São propriedades particulares e é necessário o acompanhamento de uma agência de receptivo autorizada. Bom passeio!
Escolhemos os cinco tradicionais “mergulhos” do roteiro das águas, dentro do Parque. Depois da caminhada não existe nada mais refrescante do que a água gelada de Ibitipoca. O roteiro é especial para quem gosta de nadar e apreciar as lindas cachoeiras da Serra da Mantiqueira.
Escolhemos cinco grutas do Parque Estadual do Ibitipoca que não podem faltar no seu roteiro. É imprescindível o acompanhamento de um condutor ambiental que conheça o interior da gruta. Não vá esquecer das lanternas, uai!